Curso de Formação de Editores Gerentes > Fundamentação

Periódicos Científicos


O periódico científico é o canal mais utilizado para a publicação de informação científica, mesmo que muitas disciplinas tenham preferencia por livros ou anais de eventos. A estrutura formal dos periódicos e dos artigos fornece a muitas disciplinas o formato exato para a disseminação dos resultados de pesquisa.
Os periódicos científicos se confunden com a própria ciência. Nascidos no século XVII, o primeiro periódico científico foi o Journal des Savants de janeiro de 1665, seguido pelo Philosophical Transactions of the Royal Society. Desde então, os periódicos tiveram poucas alterações, dentre os quais, a mudança de suporte, do impresso para o digital, e o movimento de acesso livre estão entre as mais significativas.
O surgimento dos documentos digitais alterou significativamente os periódicos. Vários tipos de suporte foram utilizados até o momento atual com periódicos disponíveis na Web, tais como em 1961 foi distribuído o Chemical Titles em fita magnética. Da mesma forma, o movimento de acesso aberto, nascido como reação aos altos preços das assinaturas dos periódicos, ainda está em fase de implementação. Independente de tudo, alguma característica dos periódicos se mantém inalterada, como a revisão pelos pares e a busca pela visibilidade. Atualmente, alguns periódicos têm migrado da publicação impressa para a eletrônica, outros ja nascem eletrônicos, devido ao alto custo em realizar a publicação impressa e a maior facilidade de acesso ofertada pelo meio digital.