Curso de Formação de Editores Gerentes > Preparação do documento

Os passos da edição de texto


Solicitações devem ser enviadas pelo Editor responsável pela submissão para dar inicio a cada etapa da edição de texto
Solicitações devem ser enviadas pelo Editor responsável pela submissão para dar inicio a cada etapa da edição de texto


A edição de texto é estruturada em 3 passos:
  1. Passo 1 - Edição de Texto inicial

    Ao acessar o sistema, o Editor de Texto entra na fila de Submissões, clicando no link de Editor de Texto na sua Página do Usuário. Esta fila lista os trabalhos solicitados para edição, assim como o histórico de submissões concluídas. O Editor de Texto clica sobre os títulos dos trabalhos para acessar cada submissão em processo de Edição de Texto.

    No primeiro passo, o Editor de Texto clica no nome do arquivo para baixa-lo e abri-lo em seu computador. Depois de abrir a submissão no Passo 1, o Editor de Texto edita o texto, seguindo as normas da revista (as normas são definidas na configuração da revista pelo Editor Gerente). O Editor de Texto registra no documento todas as alterações e correções sugeridas, assim como Perguntas ao Autor (por exemplo, faltando numeração de imagens) e/ou Perguntas ao Editor (por exemplo, material de estilo e padrões da revista). Concluída a edição inicial do texto, o Editor de Texto salva o documento no seu computador e envia esta versão para o sistema, disponível no próximo passo, a edição pelo o Autor.

    Conclusão do Passo 1
    Após enviar a sua versão editada do documento para o sistema e verificar os metadados, o Editor de Texto clica no ícone de e-mail sob "Concluída" para o Passo 1, abrindo um e-mail para o Autor e Editor, informando que o Passo 1 está concluído. O Editor de Texto deve registrar no e-mail se há Perguntas para o Editor, a serem consideradas pelo Editor de Seção.

    Veja o



    o editor de texto realizando a Edição de Texto Inicial .

    Passo 1, responsável é o editor de texto > autor;
  2. Passo 2 - Edição de Texto do autor
    O autor clica no nome da versão editada do texto para baixá-la e abrí-la em seu computador e verifica o texto, assim como responde às Questões para o Autor, diretamente no arquivo. O Autor salva esta nova versão em seu computador e a envia para o sistema, no Passo 2, que coloca o arquivo no Passo 3 para a edição final do texto. O editor responderá às Perguntas para o Editor via e-mail para garantir que o autor e o Editor não sobrescrevam as versões do documento. O Autor envia um e-mail de conclusão ao Editor de Texto e Editor de Seção, iniciando, de fato, o terceiro passo.

    Veja o




    o Autor realizando as modificações no documento e enviando ao sistema .

    Passo 2, responsável é o autor > editor de texto;
  3. Passo 3 - Edição de Texto final
    O Editor de Texto clica no nome da versão editada do texto no Passo 3 para baixá-la e abrí-la em seu computador, e cria uma nova versão limpa baseada nas respostas do Editor e do Autor (removendo todas as anotações), criando assim uma versão pronta para o Editor de Layout gerar as composições para futura publicação. O Editor de Texto envia a versão atualizada (formatada dentro das normas da revista) no Passo 3, que se torna a Versão para para o Editor de Layout na página de Edição, e usa o ícone de e-mail sobre "Concluída" para notificar o Editor de Layout e Editor de Seção que a Edição de Texto foi concluída.

    Veja o




    o Editor de Texto aceitando as modificações e notificando a conclusão da edição de texto .

    Passo 3, responsável é o editor de texto > editor de leiaute;

Relembre que a realização de cada uma dessas etapas é sempre iniciada com uma solicitação enviada pelo Editor responsável pela submissão.