Curso de Formação de Editores Gerentes > Pós-publicação

Integração com repositórios institucionais


O Sword está associado ao uso de repositótios institucionais
O Sword está associado ao uso de repositótios institucionais
O Movimento de acesso aberto apresenta dois grandes veículos para disseminação do conhecimento científico: os periódicos de acesso aberto e os repositórios, associados à

Via Dourada: Onde os periódicos de acesso aberto permitem que fontes primárias estejam acessíveis gratuitamente aos usuários.
Via Verde: E os repositórios, por sua vez, apresentam-se como uma ferramenta para o autoarquivamento, em que, recebe-se a permissão, sinal verde, para dar acesso público e gratuito a um artigo publicado anteriormente.

Via Dourada e Via Verde, respectivamente. Nos dois casos, elas afetam positivamente o processo da comunicação científica.

Assim, um artigo publicado em revista SEER, de acesso aberto, pode ser depositado em um repositório, sem restrições de acesso. Nesse contexto, o software mais utilizado para criar repositórios é o DSpace. Contudo, pode haver retrabalho: o artigo pertencente a revista eletrônica terá que ser replicado na base de dados do repositório. A solução é apresentada pelo protocolo de comunicação

(Simple Web-service Offering Repository Deposit). Um protocolo de transferência de conteúdo entre sistemas de informação, com funcionalidades de depósito original, recuperação, atualização e exclusão de documentos.
Uso do protocolo SWORD em repositórios DSpace é compatível com as políticas de fluxo de submissão, e não inviabiliza a aplicação em repositórios que implementam fluxos mais elaborados. Mais informações no site do SWORD.

SWORD.

Para ativar o SWORD no DSpace e no SEER/OJS, deve-se:
  • No OJS/SEER deve-se instalar o plugin que habilita o protocolo SWORD, para que este realize a conexão com servidor SWORD do DSpace;
  • Configure o servidor SWORD, que já é nativo no DSpace, o qual gerará um documento de serviço para acesso remoto. Este arquivo possui o padrão xml e contém todas as informações referentes à autenticação, permissões e coleções disponíveis para depósito.