Curso OJS3 para Editor Gerente

3. Tópico 3 - Recebendo submissões

3.6. Designando avaliadores

Geralmente no processo padrão de editoração, depois de designar o editor (ou editor associado) é preciso selecionar os avaliadores, que mais se adequam ao tema da submissão. O procedimento é semelhante ao da designação do editor, porém, ocorre por meio do link "adicionar avaliador", junto a seção de Avaliadores. Ao clicar no link é apresentada a página de "adicionar avaliadores" (Veja imagem abaixo), em que o editor pode buscar um avaliador já cadastrado na revista e designá-lo como avaliador deste trabalho. Também pode cadastrar um usuário do portal no papel de avaliador na revista e, posteriormente, designá-lo à submissão ou, então, criar um novo usuário.

Tela de designação de avaliador

O processo de busca por avaliadores pode utilizar filtros adicionais, como a área de atuação, média de dias que o avaliador demora para responder ou avaliar, quantidade de avaliações, tempo decorrido da última avaliação ou quantidade de avaliações ativas para um mesmo avaliador. Desta forma, o editor pode otimizar os prazos de avaliação e não sobrecarregar avaliadores.

Após selecionar o avaliador, o OJS apresentará uma tela com uma mensagem que pode ser enviada por e-mail, notificando o avaliador da nova tarefa. Nesta tela podem ser definidas as datas de resposta e data limite de avaliação, o tipo de avaliação (se aberta, cega ou duplo-cega), selecionados os arquivos a serem avaliados e o formulário de avaliação utilizado.

Tela de designação de avaliador-2

Após a adição do avaliador, um e-mail automático é enviado ao usuário, solicitando a tarefa.

Este usuário também é inserido na lista de avaliadores, com a mensagem “solicitação enviada”. (Veja imagem abaixo). Nesta página há várias opções como: detalhes da avaliação, envio de e-mail ao avaliador, edição de prazos e datas, dispensa do avaliador e o acesso ao histórico de avaliação.

Figura 66 - Tela de designação de avaliador

Em Detalhes da avaliação o editor pode anexar arquivos que o avaliador tenha enviado por outros meios que não o OJS e escolher uma recomendação. Estas funcionalidades podem ser úteis no caso de avaliadores que não estão familiarizados com o sistema e desejem fazer sua avaliação, enviando arquivos textos, por exemplo.

Figura 67 - Detalhes da avaliação


Na tela de acompanhamento da avaliação, os avaliadores podem ser selecionados ao clicar no botão “selecionar avaliador". 

Adicionando um avaliador

Uma vez selecionado o avaliador é necessário enviar um e-mail com a solicitação/convite, esta solicitação pode ser respondida com um aceite ou então o convidado pode recusar a avaliar o documento submetido. 

Caso o avaliador aceite participar da avaliação ele responderá avisando de sua disponibilidade e poderá utilizar os formulários designados para a avaliação do artigo submetido. 

Veja um Editor selecionando, designando e solicitando a avaliação de um artigo ao avaliador no OJS.



Atividade


  • Acesse como um usuário com papel de editor, designe dois avaliadores.