Curso OJS3 para Editor Gerente

3. Tópico 3 - Recebendo submissões

3.7. Personalizando os Formulários de Avaliação

Eventualmente o formulário de avaliação padrão pode não contemplar todos os critérios de avaliação da sua revista. Dessa forma, é possível criar formulários de avaliação personalizados. 

O OJS 3 oferece um formulário de avaliação padrão que contém dois campos: 1) comentários para o editor e; 2) comentários para o editor e autor. Caso o gerente da revista deseje aprimorar o processo de avaliação do documento submetido, o parecer pode ser feito com um formulário de avaliação personalizado. 

Os formulários de avaliação personalizados podem ser definidos a partir do menu lateral, no caminho Configurações > Fluxo de trabalho > Avaliação. 

Configurações-FluxodeTrabalho-Avaliação.png


O primeiro passo é criar o formulário e, depois disso, criar seus itens. Os novos formulários são listados na caixa "formulários de avaliação". Para adicionar itens nestes formulários, basta acessar a opção "editar". Esta opção é exibida ao clicar na seta, à esquerda, associada ao nome de cada documento. Apenas formulários sem itens concluídos podem ser editados. Isso ocorre para preservar o histórico de avaliações realizadas.


Formulário de Avaliação


Para criar um formulário personalizado acesse Administração > Configurações e Ferramentas, na opção “formulários de avaliação". Clique em “criar novo formulário", e informe um nome e uma descrição e salve. O formulário aparecerá na lista de formulários de avaliação. 

Agora é preciso adicionar os campos do formulário. Para isso clique no link "editar" associado ao formulário recém criado. Na tela de edição, clique em ‘campos’. Você será levado à tela de criação de campos, onde poderá adicionar campos textuais ou de seleção, conforme o exemplo de formulário apresentado na figura. 

Exemplo de formulário personalizado

Veja o vídeo de um editor gerente editando os campos de um formulário personalizado. 



 


 Obs.: Após ser criado, o formulário deve ser ativado e atribuído ao avaliador na página de avaliação do artigo. 



Atividade


  • Crie um formulário personalizado com um campo de texto para as considerações do avaliador e outro campo com os comentários que serão enviados ao autor. Atribua este formulário aos dois avaliadores;
  • Modifique a mensagem de solicitação salientando sobre o prazo de resposta da avaliação.