Curso OJS3 para Editor Gerente

4. Tópico 4 - Avaliação por pares

O editor ao tomar a decisão de clicar em "enviar para avaliação", entende que a submissão tem potencial para ser avaliado e ser publicado. Assim, o sistema apresenta uma tela na qual o editor deve selecionar quais arquivos serão enviados para a etapa de avaliação. Esse processo é devido a que, pode haver documentos submetidos que indiquem a autoria ou a instituição dos autores, que prejudicaria a avaliação duplamente cega.

Em alguns casos, o editor pode não apenas selecionar os arquivos a serem enviados aos avaliadores, mas pode incluir outros, por meio do link “enviar arquivos”. Em alguns casos, pode ser necessários incluir orientações e outras informações por meio de documentos a serem agregados à submissão. O processo de avaliação tem no mínimo uma rodada, se for preciso pode-se adicionar outras. 

Assim, na aba de avaliação, como visto na figura abaixo, o editor pode acompanhar este processo, visualizando tudo o que foi feito. No caso do exemplo dado, o processo de avaliação está aguardando os pareceres dos avaliadores. Nesta página também pode ser adicionado avaliadores, por meio do link "adicionar avaliador".

Tela de envio de arquivos submetidos para avaliação


No lado direito da página o editor tem a possibilidade de tomar as seguintes decisões, com base nos pareceres. Veja imagem abaixo.

Processo de avaliação

Nos casos de solicitar modificações e reenvio, o trabalho ainda continua na avaliação. Nos casos de aceite e rejeição o trabalho não constará mais na lista de avaliação. No caso do trabalho ser rejeitado, ele aparece somente nos arquivos, mas seu histórico de avaliação permanece, possibilitando ser consultado em caso de ressubmissão por parte do autor. No lado direito da página o editor tem a possibilidade de tomar as seguintes decisões, com base nos pareceres.


Decisões baseadas nos pareceres

Decisão baseada nos pareceres