Curso OJS3 para Editor Gerente

5. Tópico 5 - Preparação do documento

5.1. Edição de Texto

O Editor de Texto é o responsável por esta etapa do processo editorial. Habitualmente estas etapas são conduzidas pelo próprio Editor responsável pelo documento submetido, mas pode haver um usuário especificamente atribuído para realizar esta função. 

Papel desempenhado pelo revisor gramatical, tradutor(es), bibliotecário(s) e outros que revisam conteúdo. O editor de texto verifica, corrige, melhora a legibilidade e clareza, questionando o autor sobre possíveis equívocos. Assegura a estrita conformidade do documento com as normas e estilos adotados pela revista

De acordo com o OJS: 

O Editor de Texto recebe a solicitação de Edição de Texto da submissão via e-mail, encaminhada pelo Editor de Seção, disponível para acesso na Fila de Submissões do Editor de Texto. Caso não esteja disponível para realizar a tarefa, o Editor de Texto simplesmente responde via e-mail ao Editor de Seção.

É necessário além da atribuição de um Editor de Texto, o envio de uma mensagem de solicitação. Do mesmo modo que é enviado uma mensagem de solicitação aos avaliadores. Após receber o e-mail de convite para a edição de texto, 

A etapa de editoração de layout, texto ou diagramação, a terminologia depende da instituição, compreende todos os procedimentos necessários à adaptação dos textos, tabelas, figuras, diagramação, etc, às regras para publicação na revista. Assim, ao final do processo se tem o documento convertido no formato final, de acordo com as premissas de editoração.

Esses procedimentos são executados, por padrão, em outros softwares externos ao OJS3, pois esse sistema não possui ferramenta própria para editoração de textos, imagens, áudios ou vídeos. Cabe ao sistema registrar o processo, carregando o documento no formato final

Figura 76 - Edição de Texto


A etapa de diagramação é executada quase que totalmente fora do sistema, na medida em que o OJS é útil no controle dos processos, registrando cada passo, mas sem ferramentas que produção. Destaca-se que mantém o documento original e a versão do editor, possibilitando verificar as mudanças, preservando o documento original para futura averiguações. Ao terminar esse processo, o sistema envia para a etapa final de produção "editoração".


Os passos da edição de texto

Solicitações devem ser enviadas pelo Editor responsável pela submissão para dar início a cada etapa da edição de texto

A edição de texto é estruturada em 3 passos: 

  • Passo 1, responsável é o editor de texto > autor; 
  • Passo 2, responsável é o autor > editor de texto; e
  • Passo 3, responsável é o editor de texto > editor de leiaute;

Relembre que a realização de cada uma dessas etapas é sempre iniciada com uma solicitação enviada pelo Editor responsável pela submissão. 


Consideração sobre a Edição de Texto


Cabe ressaltar que, 
A Edição de Texto deve ser realizada diretamente no documento da submissão, clicando no nome e abrindo (salvando o documento em uma pasta temporária do computador do usuário) ou salvando (salvando o documento em uma pasta do computador definida pelo usuário), com sugestões para melhorar a leitura, linguagem e compreensão do texto, e com alterações necessárias para garantir a conformidade da submissão com as normas da revista. O arquivo é então salvo no computador do usuário (Autor ou Editor de Texto), e enviado para o sistema através do passo apropriado. A versão atualizada do documento estará então disponível para o próximo passo, ou no caso do Passo 3, para o estágio de Layout.

Depois de termos garantido a qualidade do texto do documento, partimos para a edição do leiaute gráfico.