Curso OJS3 para Editor Gerente

5. Tópico 5 - Preparação do documento

5.2. Editoração

A parte final do fluxo de editoração compreende a validação do texto no seu formato final de diagramação, denominado ‘leitura de prova’. Assim, inicia com os documentos diagramados para a publicação e termina com eles já publicados, incluindo os todos processos envolvidos para que se tenha o documento final publicado, versão final. A página inicial da editoração.

Figura 77 - Editoração


No Arquivos prontos para o Leiaute aparece o documento que veio do processo anterior, sendo base para a atividade desta etapa. Assim, esse documento é a base para iniciar o processo, sendo que, em alguns casos estarem prontos para a publicação, pulando muito das atividades desta etapa. Nota-se que o OJS prevê um processo mais completo, mas que pode ser resumido.

Como em todas as atividades do fluxo editorial, deve-se atribuir um usuário para o papel de editor de leiaute, ou o próprio editor pode fazer esse papel. Para tanto, na caixa de Participante, pode incluir outro usuário para fazer esse papel de editor de leiaute, compartilhando responsabilidades.

Caso o Editor indique um Editor de leiaute, esse usuário receberá um e-mail padrão convidando-o para a atividade, podendo aceitar ou declinar do convite. Ao aceitar o papel de Editor de leiaute, o usuário terá acesso a página de editoração destas submissão em particular, podendo exercer o seu papel.

Independente do usuário (Editor ou Editor de leiaute), o primeiro passo é transferir o documento recebido da etapa de diagramação para a editoração. Para tanto, o Editor baixa o arquivo no seu desktop, de modo a poder compartilhar com os autores por meio de e-mail automatizado. Assim, Editor e autores iniciam a discussão de editoração, que fica gravado no sistema, até que tenham a versão final de editor e autor.

Caso tenha um Editor de seção (artigos originais, artigos de revisão, resenhas e outros), o Editor deve avisá-lo sobre o término das discussões, para que esse usuário esquematize a seção. Assim que a seção estiver ajustada, esse usuário avisa ao Editor. Em casos do Editor executar todo o processo, essas etapas são puladas, enviando o documento para finalização, na área Para publicação, com o documentos nos seus formatos finais (PDF, por exemplo).

Por fim, basta incluir esse documento em um fascículo, dando paginação, licença e data, clicando no link “agendando publicação”. Atualmente, para publicação contínua, tem-se um fascículo do ano, com todos os trabalhos aceitos durante esse período. Assim, coloca-se todos os trabalhos num mesmo número, do ano. Quanto à paginação, com o fim do impresso, costuma-se iniciar todos os documento com 1.

Ao clicar em salvar, tem-se finalizado o processo editorial de uma submissão, ou seja, todas as etapas no qual o Editor é responsável. Sabe-se que em revistas com equipe editorial reduzida, muitos Editores executam grande parte das tarefas. Assim, cabe ao Editor cuidar desde a submissão de um trabalho até a sua publicação.