Curso OJS3 para Editor Gerente

5. Tópico 5 - Preparação do documento

5.4. Leitura de Prova

Na leitura de prova, 

O Autor e o Leitor de Prova verificarão as versões formatadas por erros tipográficos e de formatação. Eles devem anotar as correções necessárias no campo Correções, seguindo as instruções de Leitura de Provas. Uma vez que o Leitor de Prova comunica o Editor de leiaute via e-mail de que a leitura da prova foi concluída, o Editor de leiaute retorna para os Formatos de Prova e realiza as mudanças necessárias, deletando os arquivos antigos e enviando as novas versões. Concluindo esta tarefa, o Editor de leiaute pode desejar adicionar comentários ao campo "correções"(por exemplo explicando as mudanças), antes de clicar no ícone de e-mail sob "concluída" que vai direcionar um e-mail para notificar o Editor de Seção que a submissão está pronta para ser agendada para publicação. 


O passo inicial da leitura de prova ocorre quando o Editor responsável acusa o recebimento da versão em PDF e a encaminha para a leitura de prova pelo autor . Em seguida, o autor acessa o sistema e faz a leitura de prova, notificando sua conclusão.

Após a aprovação da leitura de prova pelo autor, o Editor responsável notifica o recebimento da leitura de prova do autor e solicitará ao Leitor de Prova a análise do documento . 

Para o Leitor de Prova ter acesso a versão de leitura, o Editor responsável deve criar a versão para publicação, que estará acessível ao Leitor de Prova, está versão para publicação é denominada ‘composição final’ e pode ser substituída conforme surgirem alteração devido a necessidade de correções decorrentes da leitura de prova. 

Depois da solicitação realizada pelo Editor responsável, o Leitor de Prova aprova a versão em PDF , o Editor de leiaute faz a leitura de prova final e notifica o Editor responsável . Finalmente, o Editor responsável agenda o artigo para publicação . 
Desta forma, após conferidas as qualidades científica, por meio da revisão por pares, e ortográfica e gráfica, por meio da revisão de texto, edição de leiaute e leitura de prova, é possível agendar a publicação do artigo. 


Atividade

  • Envie a Composição Final
  • Na tela de edição do documento, crie a composição final em PDF de um artigo aprovado na avaliação por pares.