Roteiro de atividades

Atividades do módulo "Etapas e Atores"

  1. Cadastre-se no ambiente de treinamento (verificar URL do ambiente de treinamento OJS3) e solicite, por e-mail, ao administrador do portal a criação de sua revista e a sua designação como Editor Gerente. 
  2. Crie um registro para sua revista no Quadro de revistas/avaliadores/autores Wiki, informando o nome da revista que deverá ser criada e seu nome completo. Este quadro servirá para a criação das revistas pelo administrador do portal de treinamento e também para a coordenação das atividades colaborativas do curso.
  3. Após cadastrar-se na instalação SEER/OJS3 de treinamento, ter sua revista criada pelo administrador e obter permissões de Editor Gerente, explore e edite as opções de configuração. Consulte a ajuda do sistema, modifique a capa e coloque as informações para autores na página inicial;
  4. Designe a seu usuário o papel de editor em sua revista;
  5. Convide dois colegas do curso para serem seus avaliadores;
  6. Cadastre-se como avaliador na revista de um ou mais colegas.
  7. Para coordenar quem é seu avaliador e a qual revista você submeterá documentos, utilize a Wiki do quadro de revistas/avaliadores/autores.


Atividades do módulo "Configurando uma edição"


  1. Acesse como um usuário com papel de editor e inclua uma edição em sua revista;
  2. Atividades do módulo "Recebendo submissões";
  3. Submeta um documento na revista de um colega;
  4. Convide alguém a submeter um documento na sua revista;
  5. Atividades do módulo "Avaliação por pares"
  6. Designe um artigo submetido a dois avaliadores;
  7. Crie um formulário personalizado com um campo de texto para as considerações do avaliador e outro campo com os comentários que serão enviados ao autor. Atribua este formulário aos dois avaliadores;
  8. Modifique a mensagem de solicitação salientando sobre o prazo de resposta da avaliação;
  9. Acesse o sistema como avaliador, aceite avaliar um artigo designado a você e envie seu parecer ao editor, recomendando alterações no documento. Anexe um documento com os comentários. Se possível utiliza uma ferramenta de controle de alterações do editor de texto;
  10. Como editor, visualize as recomendações dos avaliadores, solicite o envio de uma nova versão ao autor; 
  11. Após receber a nova versão do autor, aprove o artigo para publicação e o envie para a edição de texto.


Atividades do módulo "Preparação do documento"

  1. Na tela de edição do documento, crie a composição final em PDF de um artigo aprovado na avaliação por pares;
  2. Atividades do módulo "Publicando uma edição"
  3. Associe um artigo aprovado na avaliação por pares e com a composição final em PDF a uma edição futura
  4. Publique a edição.
  5. Submeta o endereço de sua revista na base de revistas do curso.

Última atualização: Monday, 6 Aug 2018, 14:52