Para iniciarmos este curso, vamos ler um texto muito interessante sobre metodologias ativas e aprendizagem significativa.
De acordo com a Base Nacional Curricular Comum, BNCC, em seu texto "O uso de metodologias ativas colaborativas e a formação de competências", a aprendizagem significativa é "aquela que possibilita a construção do sujeito. Para tanto, o conhecimento é construído e reconstruído dialeticamente pelos educadores e aprendizes e, a partir dessa reconstrução, o estudante desenvolve competências que o torne autônomo, questionador e consciente da necessidade de um constante aprendizado, que está sempre inacabado.
Quando trabalhamos com metodologias ativas – colaborativas e cooperativas (collaborative and cooperative learning) –, que integram o grupo de técnicas Inquiry-Based Learning (IBL) e que tem suas raízes na visão de Vygotsky, de que existe uma natureza social inerente ao processo de aprendizagem – base de sua teoria de Desenvolvimento por Zona Proximal (DZP) – a construção do conhecimento permite o desenvolvimento de importantes competências, como:
saber buscar e investigar informações com criticidade (critérios de seleção e priorização) a fim de atingir determinado objetivo, a partir da formulação de perguntas ou de desafios dados pelos educadores;
compreender a informação, analisando-a em diferentes níveis de complexidade, contextualizando-a e associando-a a outros conhecimentos;
interagir, negociar e comunicar-se com o grupo, em diferentes contextos e momentos;
conviver e agir com inteligência emocional, identificando e desenvolvendo atitudes positivas para a aprendizagem colaborativa;
ter autogestão afetiva, reconhecendo atitudes interpessoais facilitadoras e dificultadoras para a qualidade da aprendizagem, lidando com o erro e as frustrações, e sendo flexível;
tomar decisão individualmente e em grupo, avaliando os pontos positivos e negativos envolvidos;
desenvolver a capacidade de liderança;
resolver problemas, executando um projeto ou uma ação e propondo soluções."
Trecho extraído do post "O uso de metodologias ativas colaborativas e a formação de competências"