Ementa/Conteúdo Programático
Módulo 1 - Aprendizagem Significativa
Contextualização de modelos pedagógicos - skinner, vygotsky, piaget...
Atividade: Descrever numa postagem no forum qual a disciplina e qual abordagem de ensino-aprendizagem costuma adotar em sala de aula.
Módulo 2 - Biografias do Canal Ciência
Relação sócio-histórica dos pesquisadores
O professor elabora uma situação problema e os alunos devem buscar 3 textos base que possam apoiar na elaboração de uma solução. Ex: Surto de Dengue em um Condomínio.
Atividade: Formação de grupos de 3 pessoas, os professores elaboram um problema que poderá ser trabalhado com os alunos, apontando os textos do CeS que poderiam ser usados pelos estudantes.
Atividade: Desenvolvimento de uma proposta de encarte instrucional
Uso de encartes, análise de encartes, proposição de trilhas de aprendizagem/sequência didática,
“Gostou deste encarte? Aprenda a criar seus próprios encartes em nossa oficina voltada exclusivamente para professores atuantes na educação básica, graduação e alunos de licenciaturas que reconhecem a importância da Ciência e desejam aplicar em suas aulas as metodologias ativas a favor da divulgação científica.”
Opções:1)APLICABILIDADE - relato de experiência a partir da aplicação dos encartes em sala de aula (?) - reflexão, pontos forte da trilha, desafios, produto final dos estudantes...
2)Elaboração de encartes pelos participantes (produções com boa avaliação poderão ser publicados no portal)
Aprendizagem em pequenas doses
Módulo 5 - Jogos colaborativos e competitivos
Uso de jogos, simulações e animações
Atividade - Montagem de um roteiro de aprendizagem usando um jogo
Módulo 6 - Finalização