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C

Chave pública ORCID x OJS

por Bernardo Vechi - Thursday, 5 Sep 2024, 11:17
 

CONFIGURAÇÃO PLUGIN ORCID NO OJS

Para configurar o plugin ORCID OJS, primeiramente a URL do portal de periódicos da sua instituição tem que responder em https (conexão segura). Esse é um requisito para que o plugin funcione. Verifiquei se a revista já está implementado o https.

OBTER CREDENCIAIS DE ACESSO À API PÚBLICA NO SITE ORCID
Crie o cadastro no site do Orcid (https://orcid.org/register). Pode utilizar o e-mail do portal de periódico;
Logue no ORCID e acesse a opção “Ferramentas para desenvolvedor”.

Em “Ferramentas para desenvolvedores “, clica em “Registra-se gratuitamente na API pública ORCID”, em seguida aceite os termos de serviço para ativar as Ferramentas de Desenvolvedor e clica em continuar.

Em Termos de serviço da API de cliente público ORCID preencha os seguintes campos:
Nome de seu aplicativo (Exibido aos usuários): Revista do Serviço Público
O URL de seu website. Exemplo: https://revista.com
Descrição de seu aplicativo:
*URIs de redirecionamento: https://revista.com/
*obs.: A URI de redirecionamento obrigatoriamente tem que estar em https. E o URL deverá terminar com "/", conforme exemplo acima.

Clica no disquete para salvar.

Anote o ID do Cliente e o Segredo do Cliente, essas informações serão utilizadas para configurar o plugin no ORCID no OJS.

CONFIGURAR PLUGIN ORCID NO OJS
Depois de obter seu ID de cliente e o segredo de cliente do ORCID, você pode habilitar e configurar o plug-in no OJS.
Primeiro, ative o plug-in ORCID para cada jornal (OJS) em sua instalação.
Quando conectado ao OJS como administrador, vá para Configurações> WebSite> Plug-ins. Clique em Galeria de plugin e selecione ORCID Profile e clique em configurar.
Preencha com as informações Configurações da API ORCID como “Público”, ID do Cliente e o Segredo do Cliente
(Você pode usar esse ID e o segredo para todas as revistas que desejam configurar este plugin)
Em “Configurações de e-mail”, você pode marcar a caixa de seleção “Enviar um e-mail para solicitar a autorização ORCID dos autores quando um artigo for aceito, ou seja, enviado para edição de texto”. Se marcada, o OJS enviará um e-mail automaticamente aos autores que ainda não vincularam seus IDs do ORCID, solicitando que eles incluam seus IDs. Esta solicitação será enviada usando o modelo de e-mail “ORCID Collect Author Id” (Pública).


Consulte a documentação da PKP para mais informações sobre a integração com o ORCID:
https://docs.pkp.sfu.ca/orcid/en/
https://docs.pkp.sfu.ca/orcid/en/installation-setup
https://docs.pkp.sfu.ca/orcid/en/troubleshooting-resources

Nesse post temos informações interessantes.
https://forum.ibict.br/t/como-sincronizar-orcid-id-ao-ojs3/3192/18


Committee on Publication Ethics (COPE)

por Bernardo Vechi - Thursday, 5 Sep 2024, 11:17
 

O Committee on Publication Ethics (COPE) promove a integridade na pesquisa acadêmica e na publicação, reunindo todos os envolvidos no processo para fortalecer a rede de suporte, educação e debate em ética de publicação (veja aqui)​. As práticas fundamentais do COPE incluem políticas e práticas que periódicos e editoras precisam adotar para alcançar os mais altos padrões em ética de publicação. Isso abrange casos com conselhos, orientações para a prática diária, módulos educacionais e eventos sobre questões atuais, apoiando periódicos e editoras a cumprirem suas políticas​ (veja aqui).

Entre as áreas-chave cobertas pelo COPE estão:

  • Alegações de má conduta
  • Autoria e contribuição
  • Reclamações e apelações
  • Conflitos de interesse
  • Dados e reprodutibilidade
  • Supervisão ética
  • Propriedade intelectual
  • Gestão de periódicos
  • Processos de revisão por pares
  • Discussões pós-publicação​.

Esses aspectos são essenciais para manter a integridade e a confiabilidade na publicação acadêmica e na pesquisa.

Mais informações em: publicationethics.org (clique para acessar) - conteúdo em inglês.


Composição final de artigo (SciELO Publishing Schema)

por Bernardo Vechi - Thursday, 5 Sep 2024, 11:17
 
SciELO Publishing Schema

Resumo: Guia de uso de elementos e atributos XML para documentos que seguem a implementação SciELO Publishing Schema (em português)

Disponível em: https://scielo.readthedocs.io/projects/scielo-publishing-schema/pt_BR/latest/


SciELO PC Programs 

Resumo: Documentação de verificação de arquivo XML compatível com solicitado pela SciELO.

Disponível em: http://docs.scielo.org/projects/scielo-pc-programs/en/latest/index_new.html

Download: http://docs.scielo.org/projects/scielo-pc-programs/en/latest/download.html


XML, por quê?

PACKER, A., et al. XML, por quê? [online]. SciELO em Perspectiva, 2014 [viewed 28 September 2021]. Disponível em: https://blog.scielo.org/blog/2014/04/04/xml-porque/


Adoção da Marcação XML-SciELO

SCIELO. Adoção da Marcação XML-SciELO, 2014 [pdf]. Disponível em: http://eventos.scielo.org/ivmarcacaopmc/files/2014/02/IV-Reuniao_SPS_rev1.pdf. Acesso em: 27 set. 2021.

 

Uma introdução ao XML, sua utilização na Internet e alguns conceitos complementares

ALMEIDA, M. B. Uma introdução ao XML, sua utilização na Internet e alguns conceitos complementares. Ciência da Informação, v. 31, n. 2, p. 5–13, ago. 2002. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5344/1782


CSV e Relatórios

por Bernardo Vechi - Thursday, 5 Sep 2024, 11:17
 

Todos os relatórios do OJS são exportados unicamente no formato CSV. Esse tipo de arquivo é conhecido como "comma-separated values", valores separados por vírgulas - em português. É um tipo de arquivo que pode ser aberto com o excel, mas para uma boa visualização é melhor seguir o passo a passo:

1. Fazer o download do relatório de avaliações;

2. Abrir o excel sozinho, sem incluir nenhum arquivo;

3. Clicar na guia Dados;

4. Clicar na opção "obter dados de Text/CSV";

5. Selecionar o arquivo desejado e clicar em Importar;

6. Uma tela abrirá e você poderá ver um resultado prévio. Aqui você seleciona a formatação "UFT-8", Delimitador "Vírgula" e em Detecção de tipos de dados deixa como está.

7. Clicar em Transfomar Dados.


Agora você poderá ver o resultado em tabela. Lembre-se depois de salvar o arquivo como o formato padrão do excel, assim você não precisará refazer a transformação do arquivo csv.


I

indexação para mecanismos de busca

por Bernardo Vechi - Thursday, 5 Sep 2024, 11:17
 

Essa seção ajuda a aprimorar a otimização do mecanismo de pesquisa e tornar o conteúdo mais detectável.

Use Descrição para fornecer uma breve descrição de seu periódico aos mecanismos de pesquisa.

Use Tags personalizadas para adicionar tags de cabeçalho HTML personalizadas ao cabeçalho em cada página de seu periódico, o que pode ajudar seu website a ser indexado por mecanismos de pesquisa. As tags precisam ser adicionadas como elementos HTML. Se você simplesmente inserir palavras, elas aparecerão no topo de todas as páginas do seu website, em vez de aparecerem nos metadados da página.

Aqui está um exemplo de texto que pode ser inserido nesse campo:


<meta name=”description” content=”The Journal of Public Knowledge. Publication of the Public Knowledge Project - PKP and Simon Fraser University - SFU” />

<meta name=”keywords” content=”open access, scholarly publishing, open source software, non-profit organizations, scholarly journals, free software” />

<meta name=”author” content=”metatags generator”>

<meta name=”robots” content=”index, follow”>

<meta name=”revisit-after” content=”3 month”>

As informações incluídas nesse campo são visíveis através da Inspeção de página HTML.





ISSN

por Bernardo Vechi - Thursday, 5 Sep 2024, 11:17
 

O Internacional Standard Serial Number (ISSN) é o código utilizado para registro internacional de documentos periódicos. É o identificador da Revista, como se fosse um CPF do periódico, ou seja, é intransferível e deve aparecer em qualquer reprodução do documento.

Dica: o ISSN está ligado ao nome do periódico, por isso é importante garantir que o título está escrito de forma idêntica em todos os locais da publicação (ex.: capa, folha de rosto, expediente, editorial ou apresentação, etc.)

Importante! O Ibict é a única instituição brasileira autorizada a solicitar o ISSN. Clique aqui para mais informações.


Solicitação de ISSN

O Centro Brasileiro do ISSN (CBISSN) observará:  

1. Se o título aparece escrito de forma idêntica em todos os locais da publicação (ex.: capa, folha de rosto, expediente, editorial ou apresentação etc);

2. Se a publicação apresenta designação numérica e/ou cronológica (ano, volume, fascículo), na capa do periódico, independente de possuir a menção de periodicidade;

  • O termo edição não deverá ser usado na área de designação numérica para publicações periódicas (Fonte: ABNT NBR 6021:2015. 5.7.2.3).

3. Se a instituição responsável (autor corporativo) apresenta o logradouro completo no expediente, editorial ou na folha de rosto da publicação;

4. Se for solicitar dois ISSN para o mesmo titulo em suportes diferentes (físico e eletrônico), cada solicitação deverá vir acompanhada de seu próprio formulário e documentos.

5. Para comprovação de periodicidade, no caso dos Anais de eventos, o ISSN somente poderá ser solicitado após o segundo número publicado, tendo o mesmo título e o mesmo suporte. O código ISSN será retroagido ao primeiro número;

6. Para comprovação de periodicidade, no caso de publicações de divulgação, o ISSN somente poderá ser solicitado após o segundo número publicado. O código ISSN será retroagido ao primeiro número.

7. Não são cobradas taxas para a emissão do código ISSN.

8. O prazo para atendimento da demanda é, em média, de dez dias, podendo variar conforme a demanda de solicitações.

Observações:

  • Caso a publicação seja encerrada, o CBISSN deverá ser informado em que volume, número e ano a mesma deixou de ser publicada;
  • O procedimento para a solicitação de ISSN para Anais de evento é o mesmo quando para periódicos;
  • O código ISSN é único para todas as edições se não houver modificação no título ou no suporte da publicação (Impresso, CD-Rom, On-line);
  • O Centro Brasileiro do ISSN não faz análise prévia de documentos enviados pelo e-mail;
  • Qualquer mudança na URL da publicação o Centro Brasileiro do ISSN (CBISSN) deverá ser informado por e-mail (cbissn@ibict.br);  
  • Por meio do Portal ISSN, gerenciado pelo Centro Internacional do ISSN, é possível consultar as publicações seriadas que tiveram código ISSN atribuído. Informamos que, após atribuição do código ISSN pelo Centro Brasileiro do ISSN (CBISSN), o prazo para que a publicação seriada esteja disponível no Portal Internacional do ISSN será de, aproximadamente, uma (1) hora.

Para consultar números de ISSN clique aqui.



J

JATS-XML

por Bernardo Vechi - Thursday, 5 Sep 2024, 11:17
 

Journal Article Tag Suite é um conjunto de marcadores (tags) para artigos científicos no formato XML. Ou seja, o JATS define a coleção de atributos XML para descrever o conteúdo do manuscrito, seja gráfico ou textual.

O padrão é estandardizado pela ANSI/NISO Z39.96-2021 (clique e acesse).

Mais informações sobre XML você encontra aqui e aqui.

Vídeo SciELO 20 | XML – O porquê e como: JATS, por Deborah Aleyne Lapeyre (clique e acesse).


M

Metadados e práticas editoriais

por Bernardo Vechi - Thursday, 5 Sep 2024, 11:17
 

A importância dos metadados


Acesse aqui para mais informações.


Introdução e histórico: melhores práticas em metadados de periódicos

Garantir bons metadados desde o início economizará seu tempo e é um investimento em descoberta, acesso, disseminação, preservação e, sem dúvida, impacto de pesquisa. Metadados ruins podem fazer com que seu conteúdo não seja colhido, indexado ou descoberto por pesquisadores e exigirá um esforço considerável para corrigi-lo. 


Revisão de metadados para confiabilidade de artigos publicados em acesso aberto

Resumo: Apresenta a importância da conferência de qualidade dos metadados na melhoria dos periódicos científicos institucionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Essa certificação trata da representação do metadado publicado em diferentes espaços digitais para identificar um mesmo artigo científico em um periódico. Avalia o serviço oferecido de Conferência de nova edição do Portal de Periódicos UFSC, sob o ponto de vista do editor. Aponta as vantagens e desvantagens de ter metadados consistentes garantindo uma recuperação da informação mais eficiente, a interoperabilidade entre sistemas, a preservação digital dos documentos, facilita a indexação de periódicos e promove as estruturas linked data por meio da web semântica. Conclui que a conferência de qualidade foi percebida pelos editores dos periódicos da UFSC como um serviço que melhora a qualidade da revista.

Palavras-chave: Metadados; Qualidade; Portal de Periódicos; Certificação.


Modelos de e-mail

por Bernardo Vechi - Thursday, 5 Sep 2024, 11:17
 

Todos os e-mails existentes no OJS estão disponíveis em Configurações> Fluxo de Trabalho> E-mails.

Clique no botão Adicionar Modelo para criar um modelo de e-mail personalizado.

Atenção: o novo modelo de e-mail não está disponível para uso em qualquer estágio do fluxo do OJS. Este modelo estará disponível somente no fluxo editorial para notificar ou designar um participante a uma submissão.

Resumindo: não é possível incluir novos modelos que serão utilizados como forma de comunicação com todos os usuários e sobre todas as atividades do sistema. Os e-mails pré-existentes da plataforma são os únicos que são utilizados. Dessa forma, caso a ideia seja refazer um e-mail ou mudar completamente o texto, o usuário deve escolher um modelo de e-mail já existente e fazer as alterações desejadas, mas com todo o cuidado para evitar que as chaves de banco sejam alteradas ou excluídas.

Modelo

Descrição

Remetente

Destinatário

Fluxo de

  Trabalho

A revista

  {$contextName} solicita avaliação de artigo - REVIEW_REQUEST_ATTACHED

Este e-mail é

  enviado pelo Editor de Seção a um avaliador para solicitar que ele aceite ou

  recuse a tarefa de avaliar uma submissão. Inclui a submissão como um anexo.

  Esta mensagem é usada quando o processo de Avaliação de anexo de e-mail é

  selecionado em Configurações> Fluxo de trabalho> Avaliação. (Caso

  contrário, consulte REVIEW_REQUEST.)

Editor / Editor de Seção

Avaliador

Avaliação

A revista {$contextName} solicita avaliação de artigo  -

  REVIEW_REQUEST

Este e-mail do Editor de Seção para um avaliador solicita que este

  aceite ou recuse a tarefa de avaliar uma submissão. Ele fornece informações

  sobre a submissão, como título e resumo, uma data de vencimento da Avaliação

  e como acessar a submissão em si. Esta mensagem é usada quando o processo de

  Avaliação padrão é selecionado em Configurações> Fluxo de trabalho>

  Avaliação. (Caso contrário, consulte REVIEW_REQUEST_ATTACHED.)

Editor / Editor de Seção

Avaliador

Avaliação

Agradecimento

  pela avaliação - REVIEW_ACK

Este e-mail é

  enviado por um Editor de Seção para confirmar o recebimento de uma Avaliação

  concluída e agradecer ao avaliador por suas contribuições.

Editor / Editor de Seção

Avaliador

Avaliação

Agradecimento pela submissão - SUBMISSION_ACK

Este e-mail, quando habilitado, é enviado automaticamente ao autor

  quando ele conclui o processo de submissão de um manuscrito à revista. Ele

  fornece informações sobre o rastreamento da submissão ao longo do processo e

  agradece ao autor pelo submissão.

Sistema

Autor

Submissão

Agradecimento

  pela submissão  - SUBMISSION_ACK_NOT_USER

Este e-mail,

  quando habilitado, é enviado automaticamente para os outros autores que não

  são usuários do OJS especificado durante o processo de submissão.

Sistema

Autor (não registrado no OJS)

Submissão

Aquisição de Assinatura: Individual  -

  SUBSCRIPTION_PURCHASE_INDL

Este e-mail notifica o gerente de assinaturas de que uma assinatura

  individual foi adquirida online.

  Ele fornece informações resumidas sobre a assinatura e um link de acesso

  rápido à assinatura adquirida.

Sistema

Gerente de assinaturas

Aquisição de

  Assinatura: Institucional - SUBSCRIPTION_PURCHASE_INSTL

Este e-mail

  notifica o gerente de assinaturas de que uma assinatura institucional foi

  adquirida online. Ele fornece informações resumidas sobre a assinatura e um

  link de acesso rápido à assinatura adquirida.

Sistema

Gerente de assinaturas

Artigo interessante para sua leitura - EMAIL_LINK

Este modelo de e-mail fornece a um leitor registrado a oportunidade

  de enviar informações sobre um artigo para alguém que possa estar

  interessado. Ele está disponível nas Ferramentas de Leitura e deve ser

  habilitado pelo Editor Gerente na página de Administração das Ferramentas de

  Leitura.

gerente de revista

Leitor

Atividade

  editorial para {$month}, {$year} - STATISTICS_REPORT_NOTIFICATION

Este e-mail é

  enviado mensalmente automaticamente para editores e gerentes de periódicos

  para fornecer a eles uma visão geral do funcionamento do sistema.

Sistema

Editor / gerente de revistas

Aviso de expiração de assinatura  - SUBSCRIPTION_BEFORE_EXPIRY

Este e-mail notifica um assinante que sua assinatura irá expirar em

  breve. Ele fornece a URL da revista junto com as instruções de acesso.

Sistema

Assinante

Bem-vindo à

  lista de discussão de {$ siteTitle}! - NOTIFICATION_MAILLIST_WELCOME

Este e-mail é

  enviado a um usuário não registrado que acabou de se registrar na lista de

  e-mails de notificação.

Sistema

Usuário Registrado

Cadastro como avaliador na revista {$contextName} -

  REVIEWER_REGISTER

Este e-mail é enviado a um avaliador recém-registrado para dar as

  boas-vindas ao sistema e fornecer um registro de seu nome de usuário e senha.

Sistema

Avaliador

Cancelamento de

  solicitação de avaliação  - REVIEW_CANCEL

Este e-mail é

  enviado pelo Editor de Seção a um avaliador que tem uma Avaliação de

  submissão em andamento para notificá-lo de que a Avaliação foi cancelada.

avaliador

Editor / Editor de Seção

Avaliação

Composições concluídas - LAYOUT_COMPLETE

Este e-mail do Editor de Layout para o Editor de Seção os notifica

  de que o processo de layout foi concluído.

Editor de Layout

Editor(a)

Editoração

Confirmação de

  assinatura  - SUBSCRIPTION_NOTIFY

Este e-mail

  notifica um leitor registrado de que o gerente criou uma assinatura para

  eles. Ele fornece a URL da revista junto com as instruções de acesso.

Sistema

Assinante

Decisão Editorial - EDITOR_DECISION_ACCEPT

Este e-mail do Editor ou Editor de Seção para um Autor visa

  notificá-lo sobre a decisão final de “aceitar submissão” em relação à sua

  submissão.

Editor / Editor de Seção

Autor

Avaliação

Decisão

  Editorial - EDITOR_DECISION_DECLINE

Este e-mail do

  Editor ou Editor de Seção para um Autor visa notificá-lo de uma decisão final

  de “recusa” em relação à sua submissão.

Editor / Editor de Seção

Autor

Avaliação

Decisão Editorial - EDITOR_DECISION_RESUBMIT

Este e-mail do Editor ou Editor de Seção para um Autor notifica-lo

  sobre uma decisão final de “reenvio” em relação à sua submissão.

Editor / Editor de Seção

Autor

Avaliação

Decisão

  Editorial - EDITOR_DECISION_REVISIONS

Este e-mail do

  Editor ou Editor de Seção para um Autor notifica-o sobre uma decisão final de

  “revisões necessárias” sobre sua submissão.

Editor / Editor de Seção

Autor

Avaliação

Decisão Editorial - EDITOR_DECISION_SEND_TO_PRODUCTION

Este e-mail do Editor ou Editor de Seção para um Autor notifica-o

  de que sua submissão está sendo enviada para editoração.

Editor / Editor de Seção

Autor

Editoração

Decisão

  Editorial- EDITOR_DECISION_INITIAL_DECLINE

Este e-mail é

  enviado ao autor se o editor utilizar sua submissão inicialmente, antes da

  fase de Avaliação.

Editor / Editor de Seção

Autor

Submissão

Decisão Editorial  - EDITOR_DECISION_SEND_TO_EXTERNAL

Este e-mail do Editor ou Editor de Seção para um Autor notifica-o

  de que sua submissão está sendo enviada para uma Avaliação externa.

Editor / Editor de Seção

Autor

Avaliação

Disponível para

  realizar avaliação - REVIEW_CONFIRM

Este e-mail é

  enviado por um avaliador ao Editor de Seção em resposta a uma solicitação de

  Avaliação para notificar o Editor de Seção de que a solicitação de Avaliação

  foi aceita e será concluída na data especificada.

avaliador

Editor / Editor de Seção

Avaliação

Edição de citação - CITATION_EDITOR_AUTHOR_QUERY

Este e-mail permite que os avaliadores solicitem informações

  adicionais sobre as referências dos autores.

Editor de cópia

Autor

Edição de texto

Envio de versão

  atualizada  - REVISED_VERSION_NOTIFY

Este e-mail é

  enviado automaticamente ao editor designado quando o autor carrega uma versão

  revisada de um artigo.

Sistema

Editor / Editor de Seção

avaliação

Erro de indexação de artigo -

  LUCENE_ARTICLE_INDEXING_ERROR_NOTIFICATION

Este modelo de e-mail é utilizado para notificar o contato técnico

  de um periódico que ocorreu um erro durante a indexação do artigo.

Plugin de pesquisa Lucene

Gerente de revista

Pós-produção / indexação

Erro de

  indexação de periódicos - LUCENE_JOURNAL_INDEXING_ERROR_NOTIFICATION

Este modelo de

  e-mail é utilizado para notificar o contato técnico de um periódico que

  ocorreu um erro durante a indexação do periódico.

Plugin de pesquisa Lucene

Gerente de revista

Pós-produção / indexação

Erro de serviço de pesquisa de diário -

  LUCENE_SEARCH_SERVICE_ERROR_NOTIFICATION

Este modelo de e-mail é utilizado para notificar o contato técnico

  de um periódico que ocorreu um erro ao tentar acessar a pesquisa do Solr

  Search.

Plugin de pesquisa Lucene

Gerente de revista

Pós-produção / indexação

Expiração de

  assinatura - Lembrete final - SUBSCRIPTION_AFTER_EXPIRY_LAST

Este e-mail

  notifica um assinante de que sua assinatura expirou. Ele fornece o URL da

  revista junto com as instruções de acesso.

Sistema

Assinante

Expiração de assinatura  - SUBSCRIPTION_AFTER_EXPIRY

Este e-mail notifica um assinante de que sua assinatura expirou.

  Ele fornece a URL da revista junto com as instruções de acesso.

Sistema

Assinante

Indisponível

  para realizar avaliação - REVIEW_DECLINE

Este e-mail é

  enviado por um avaliador ao Editor de Seção em resposta a uma solicitação de

  Avaliação para notificar o Editor de Seção de que a solicitação de Avaliação

  foi recusada.

avaliador

Editor / Editor de Seção

Avaliação

Lembrete automático de solicitação de avaliação -

  REVIEW_REMIND_AUTO_ONECLICK

Este e-mail é enviado automaticamente quando a data de vencimento

  de um avaliador expira (consulte Opções de Avaliação em Configurações>

  Fluxo de trabalho> Avaliação) e o acesso de avaliador com um clique é

  habilitado. As tarefas agendadas devem ser habilitadas e configuradas

  (consulte o arquivo de configuração do site).

Sistema

Avaliador

Avaliação

Lembrete

  automático de solicitação de avaliação - REVIEW_REMIND_AUTO

Este e-mail é

  enviado automaticamente quando a data de vencimento de um avaliador expira

  (consulte Opções de Avaliação em Configurações> Fluxo de trabalho>

  Avaliação) e o acesso do avaliador com um clique está desabilitado. As

  tarefas agendadas devem ser habilitadas e configuradas (consulte o arquivo de

  configuração do site).

Sistema

Avaliador

Avaliação

Lembrete de solicitação de avaliação - EVIEW_REMIND_ONECLICK

Este e-mail é enviado por um Editor de Seção para lembrar um

  avaliador de que sua Avaliação é devida.

Editor / Editor de Seção

Avaliador

Avaliação

Lembrete de

  solicitação de avaliação - REVIEW_REMIND

Este e-mail é

  enviado por um Editor de Seção para lembrar um avaliador de que sua Avaliação

  é devida.

Editor / Editor de Seção

Avaliador

Avaliação

Notícia - ANNOUNCEMENT

Este e-mail é enviado para notificar os usuários sobre uma notícia

  publicada pela revista.

Sistema

Usuários registrados

Notificação de

  pagamento manual - MANUAL_PAYMENT_NOTIFICATION

Este modelo de

  e-mail é usado para notificar um contato do gerente de revista que um

  pagamento manual foi solicitado.’

Autor

Gerente de Revista

Nova edição de Acesso Livre - OPEN_ACCESS_NOTIFY

Este e-mail é enviado para leitores registados que solicitam o

  recebimento de um e-mail de notificação quando uma edição se torna de acesso

  aberto.

avaliador Registrado

Sistema

Publicar

Nova Edição

  Publicada - PUBLISH_NOTIFY

Este e-mail

  ainda não é utilizado no OJS 3.

Sistema

Usuários registrados

Publicar

Nova notificação de {$siteTitle} - NOTIFICATION

O e-mail é enviado para usuários registrados que optaram por

  receber este tipo de notificação por e-mail. Isso inclui notificações de

  notícias e novos problemas publicados.

Sistema

Usuário Registrado

Novo usuário

  cadastrado - USER_REGISTER

Este e-mail é

  enviado a um usuário recém-registrado para dar as boas-vindas ao sistema e

  fornecer um registro de seu nome de usuário e senha.

Sistema

Do utilizador

ORCID Submissão - ORCID_COLLECT_AUTHOR_ID

Este modelo de e-mail é usado para coletar os IDs ORCID dos

  autores.

Gerente / sistema de periódicos

Autor

Submissão

Pedido de

  avaliação restabelecido - REVIEW_REINSTATE

Este e-mail é

  enviado pelo Editor de Seção a um avaliador que tem uma Avaliação de

  submissão em andamento para notificá-lo de que uma Avaliação cancelada foi

  restabelecida.

Editor / Editor de Seção

Avaliador

Avaliação

Recomendação do Editor - EDITOR_RECOMMENDATION

Este e-mail do Editor ou Editor de Seção que o recomendou para os

  Editores ou Editores de Seção que tomaram as decisões os notifica sobre uma

  recomendação final sobre a submissão.

Editor de recomendação / Editor de seção

Editor / Editor de Seção

Avaliação

Renovação de

  Assinatura Individual  - SUBSCRIPTION_RENEW_INDL

Este e-mail

  notifica o gerente de assinaturas de que uma assinatura individual foi

  renovada online. Ele fornece informações resumidas sobre a assinatura e um

  link de acesso rápido para a assinatura renovada.

Sistema

Gerente de assinaturas

Renovação de Assinatura Institucional  -

  SUBSCRIPTION_RENEW_INSTL

Este e-mail notifica o gerente de assinaturas que uma assinatura

  institucional foi renovada online. Ele fornece informações resumidas sobre a assinatura e um

  link de acesso rápido para a assinatura renovada.

Sistema

Gerente de assinaturas

Senha atualizada

  - PASSWORD_RESET

Este e-mail é

  enviado a um usuário registrado quando ele redefine sua senha com sucesso

  seguindo o processo descrito no e-mail PASSWORD_RESET_CONFIRM.

Sistema

Usuário Registrado

Solicitação de atualização de senha - PASSWORD_RESET_CONFIRM

Este e-mail é enviado a um usuário cadastrado quando este indica

  que esqueceu sua senha ou não consegue fazer o login. Ele fornece uma URL que

  eles podem acessar para redefinir a senha.

Sistema

Usuário Registrado

Solicitação de

  Avaliação de artigo - REVIEW_REQUEST_ATTACHED_SUBSEQUENT

Este e-mail é

  enviado pelo Editor de Seção a um avaliador para solicitar que ele aceite ou

  recuse a tarefa de avaliar uma submissão para uma segunda rodada ou mais de

  Avaliação. Inclui a submissão como um anexo. Esta mensagem é usada quando o

  processo de Avaliação de anexo de e-mail é selecionado em Configurações>

  Fluxo de trabalho> Avaliação. (Caso contrário, consulte

  REVIEW_REQUEST_SUBSEQUENT.)

Editor / Editor de Seção

Avaliador

Avaliação

Solicitação de Avaliação de artigo - REVIEW_REQUEST_ONECLICK

Este e-mail do Editor de Seção para um avaliador solicita que este

  aceite ou recuse a tarefa de avaliar uma submissão. Ele fornece informações

  sobre a submissão, como título e resumo, uma data de vencimento da Avaliação

  e como acessar a submissão em si. Esta mensagem é usada quando o processo de

  Avaliação padrão é selecionado em Configurações> Fluxo de trabalho>

  Avaliação e o acesso de avaliador com um clique está habilitado.

Editor / Editor de Seção

Avaliador

Solicitação de

  Avaliação de artigo - REVIEW_REQUEST_ONECLICK_SUBSEQUENT

Este e-mail do

  Editor de Seção para um avaliador solicita que ele aceite ou recuse a tarefa

  de avaliar uma submissão para uma segunda rodada ou mais de Avaliação. Ele

  fornece informações sobre a submissão, como título e resumo, uma data de

  vencimento da Avaliação e como acessar a submissão em si. Esta mensagem é

  utilizada quando o processo de Avaliação padrão é selecionado em

  Configurações> Fluxo de trabalho> Avaliação e o acesso de avaliador com

  um clique está habilitado.

Editor / Editor de Seção

Avaliador

avaliação

Solicitação de Avaliação de artigo - REVIEW_REQUEST_REMIND_AUTO

Este e-mail é enviado automaticamente quando a data de vencimento

  da confirmação de um avaliador expira (consulte Opções de Avaliação em

  Configurações> Fluxo de trabalho> Avaliação) e o acesso do avaliador

  com um clique é desabilitado. As tarefas agendadas devem ser habilitadas e

  configuradas (consulte o arquivo de configuração do site).

Sistema

Avaliador

avaliação

Solicitação de

  Avaliação de artigo - REVIEW_REQUEST_REMIND_AUTO_ONECLICK

Este e-mail é

  enviado automaticamente quando a data de vencimento da confirmação de um

  avaliador expira (consulte Opções de Avaliação em Configurações> Fluxo de

  trabalho> Avaliação) e o acesso de avaliador com um clique é habilitado.

  As tarefas agendadas devem ser habilitadas e configuradas (consulte o arquivo

  de configuração do site).

Sistema

Avaliador

avaliação

Solicitação de Avaliação de artigo - REVIEW_REQUEST_SUBSEQUENT

Este e-mail do Editor de Seção para um avaliador solicita que ele

  aceite ou recuse a tarefa de avaliar uma submissão para uma segunda rodada ou

  mais de uma avaliação. Ele fornece informações sobre a submissão, como título

  e resumo, uma data de vencimento da Avaliação e como acessar a submissão em

  si. Esta mensagem é usada quando o processo de Avaliação padrão é selecionado

  em Configurações> Fluxo de trabalho> Avaliação. (Caso contrário,

  consulte REVIEW_REQUEST_ATTACHED_SUBSEQUENT.)

Editor / Editor de Seção

Avaliador

avaliação

Solicitação de

  composições - LAYOUT_REQUEST

Este e-mail do

  Editor de Seção para o Editor de Layout os notifica de que eles receberam a

  tarefa de realizar a edição do layout em um submissão. Ele fornece

  informações sobre a submissão e como acessá-lo.

editor

Editor de Layout

Editoração

Solicitação de edição de texto - COPYEDIT_REQUEST

Este e-mail é enviado por um Editor de Seção ao Editor de Texto da

  submissão para solicitar que ele inicie o processo de editoração. Ele fornece

  informações sobre a submissão e como acessá-lo.

Editor de Seção

Editor de texto

Edição de texto

Solicitação de

  inclusão da revista {$contextName} em seu arquivo- LOCKSS_NEW_ARCHIVE

Este e-mail

  incentiva o destinatário a participar da iniciativa LOCKSS e a incluir este

  periódico no arquivo. Ele fornece informações sobre a iniciativa LOCKSS e

  maneiras de se envolver.

LOCKSS

Gerente de revista

Pós-produção / indexação

Solicitação para incluir a revista {$contextName} em seu

  arquivoLOCKSS_EXISTING_ARCHIVE

Este e-mail solicita que o detentor de um arquivo LOCKSS considere

  a inclusão deste diário em seu arquivo. Ele fornece a URL para o Manifesto do

  Editor LOCKSS do periódico.

LOCKSS

Gerente de revista

Pós-produção / indexação

Solicitando

  acesso ao registro ORCID - ORCID_REQUEST_AUTHOR_AUTHORIZATION

Este modelo de

  e-mail é usado para solicitar acesso ao registro ORCID dos autores.

Gerente / sistema de periódicos

Autor

Submissão

Submissão inadequada - SUBMISSION_UNSUITABLE

Este e-mail envia uma mensagem a um autor que faz uma submissão

  inadequada à revista e recomenda que o submeta em outro lugar.

Editor

Autor

Submissão

Tarefa Editorial

  - EDITOR_ASSIGN

Este e-mail

  notifica um Editor de Seção que o Editor atribuiu a eles a tarefa de

  supervisionar uma submissão por meio do processo de edição. Fornece

  informações sobre a submissão e como acessar o site da revista.

Editor

Editor de Seção

Submissão

Uma mensagem sobre {$ contextName} - NOTIFICATION_CENTER_DEFAULT

A mensagem padrão (em branco) usada no Notification Center Message

  Listbuilder.

Validação de

  cadastro  - USER_VALIDATE

Este e-mail é

  enviado a um usuário recém-registrado para validar sua conta de e-mail.

Sistema

Do utilizador


P

Plugin Text Editor Extras

por Bernardo Vechi - Thursday, 5 Sep 2024, 11:17
 

Plugin Text Editor Extras

O plugin Text Editor Extras, que possibilita incluir controles de rich text (ou texto rico, RTF - formatação avançada) aos campos de texto do Open Journal Systems (OJS). Assim o usuário pode carregar imagens, manipular código HTML e incluir tabelas nos campos: Resumo do Periódico, Diretrizes para autores, Termos da Licença, Diretrizes para avaliadores, Conflito de Interesses, E-mail, Resumo de submissões e Anúncios/Notícias.

É importante observar que nem sempre é indicado utilizar o plugin em qualquer campo texto. A formatação avançada pode ser incompatível com clientes de e-mail, fazendo com que estes sejam bloqueados. O uso de rich text nos metadados de artigos não são aconselhados, já que os serviços de indexação e agregadores de conteúdo utilizam formatações XML e HTML específicos que com o OJS nativo já suporta.

Recomenda-se adicionar opções de formatação avançada somente quando necessário e que testar cuidadosamente os resultados sempre que o material publicado for agregado em outros serviços.

Ativação do Plugin

Esse é um plugin não nativo, ou seja, deverá ser instalado pelo Administrador do Portal antes que o Gerente da Revista ou Editor da Revista possam habilita-lo. O plugin já foi instalado no Portal de Periódicos para Treinamento 3.3.0.14 e poderá ser utilizado por todos os cursistas em suas próprias revistas.

ATENÇÃO! O plugin não está com a tradução para o português brasileiro (PT_BR), o nome dele é ##plugins.generic.textEditorExtras.displayName##.

Para ativar o plugin siga o caminho: Configurações> Website> Plugins> aba Plugins Instalados Role a tela até Plugins Genéricos.

Configuração do Plugin

Aqui é necessário mudar o idioma da interface para inglês. Clique no ícone de usuário (menu suspenso direito) e altere o idioma para English.

A sua tela será recarregada e você deve seguir o caminho: Settings> Website> Plugins> aba Installed Plugins> rolar a tela até Generic Plugins e localizar o plugin Text Editor Extras.

Alguns plugins precisam de configuração adicional, para isso clique na setinha azul do lado esquerdo do nome do plugin e clique em Settings.

A tela será aberta e você pode marcar quais formatações avançadas quer nos campos disponíveis. São três opções de formatação avançada: Imagens, Código HTML e Tabelas. Em inglês: Images, Code e Tables.

É possível habilitar as formatações para os campos: Resumo do Periódico, Diretrizes para autores, Termos da Licença, Diretrizes para avaliadores, Conflito de Interesses, E-mail, Resumo de submissões e Anúncios/Notícias.

Após finalizar a configuração do plugin, retorne o site para o idioma Português (Brasil).


Políticas e Regulamentos

por Bernardo Vechi - Thursday, 5 Sep 2024, 11:17
 

No contexto editorial científico, políticas e regulamentos são conjuntos de diretrizes e normas que regem a publicação de trabalhos técnico-científicos. Estas políticas são cruciais para manter a integridade, a qualidade e a transparência do processo de publicação científica. Aqui estão alguns componentes chave dessas políticas:

  1. Política de Privacidade: refere-se à maneira como os dados pessoais dos autores, revisores e leitores são tratados pela Revista. Isso inclui como as informações são coletadas, armazenadas, protegidas e compartilhadas.

  2. Política de Direitos Autorais: define quem detém os direitos autorais dos artigos publicados. Isso pode variar desde direitos autorais totais retidos pelo autor até direitos cedidos à revista. Também aborda questões de acesso aberto e licenciamento.

  3. Política de Arquivamento: garante a preservação e o acesso a longo prazo aos conteúdos publicados. Políticas de arquivamento podem envolver parcerias com repositórios digitais ou bibliotecas. O OJS suporta integração com sistemas de arquivamento como o LOCKSS e o CLOCKSS, assegurando a disponibilidade contínua dos trabalhos publicados.

  4. Código de Conduta: Estabelece normas éticas e profissionais para todos os envolvidos no processo editorial. Inclui diretrizes para evitar conflitos de interesse, garantir imparcialidade e manter a confidencialidade.

    • Deveres dos Editores: Garantir a integridade do conteúdo acadêmico, tomar decisões imparciais e manter a confidencialidade dos manuscritos.
    • Deveres dos Revisores: Fornecer avaliações objetivas, manter a confidencialidade do conteúdo revisado e declarar conflitos de interesse.
    • Deveres dos Autores: Assegurar a originalidade e honestidade dos trabalhos submetidos, citar adequadamente as fontes e seguir as diretrizes de submissão.
  5. Processo de Revisão por Pares: Define como os manuscritos são avaliados antes da publicação. Isso inclui o tipo de revisão (cega, duplo-cega, aberta) e os critérios de avaliação.

  6. Política Editorial (Regimento): Abrange as diretrizes específicas da revista para submissões, tipos de artigos aceitos, processos de revisão, entre outros aspectos.

Estas políticas são fundamentais para manter a credibilidade, visibilidade e a confiabilidade dos periódicos científicos, assegurando que todos os envolvidos no processo editorial aderem a padrões éticos e profissionais elevados.

Impactos da boa definição de regulamentos nos Portais de Periódicos

  1. Confiança na Comunidade Científica: políticas claras e transparentes estabelecem um padrão de integridade e ética. Quando os autores, revisores e leitores confiam que o periódico segue práticas éticas rigorosas, isso aumenta sua reputação na comunidade científica.

  2. Qualidade e Rigor Acadêmico: o processo de revisão por pares bem estruturado e transparente assegura que apenas trabalhos de alta qualidade sejam publicados. Isso melhora a percepção da qualidade acadêmica do periódico.

  3. Prevenção de Má Conduta Acadêmica: políticas claras sobre direitos autorais, conflitos de interesse e plágio ajudam a prevenir a má conduta acadêmica. Isso protege a integridade do periódico e de suas publicações.

  4. Indexação e Disseminação: periódicos com políticas e práticas editoriais sólidas têm maior probabilidade de serem indexados em bases de dados acadêmicas proeminentes. Isso aumenta a visibilidade e o alcance dos artigos publicados.

  5. Conformidade com Padrões Internacionais: a adesão a normas internacionais e práticas recomendadas (como as diretrizes do COPE – Committee on Publication Ethics) pode elevar o status do periódico no cenário global, atraindo autores e pesquisadores de renome.

  6. Acessibilidade e Alcance: políticas de acesso aberto e direitos autorais influenciam a acessibilidade dos trabalhos publicados. Periódicos que facilitam o acesso aos seus artigos tendem a ter um maior impacto e alcance.

  7. Responsabilidade e Transparência: uma política de arquivamento robusta e um código de conduta claro para todos os envolvidos no processo editorial garantem a responsabilidade e a transparência, aspectos vitais para a credibilidade a longo prazo.

  8. Adaptação a Novos Desafios: periódicos que atualizam regularmente suas políticas e regulamentos para lidar com novos desafios éticos e tecnológicos demonstram comprometimento com a excelência e a inovação.

 

Fontes de informação importantes

1. Políticas Elsevier (clique para acessar) - conteúdo em inglês

2. COPE (Committee on Publication Ethics) (clique para acessar) - conteúdo em inglês

3. Polítia de Privacidade dos websites do SciELO (clique para acessar) - política mais completa atualmente de acordo com a LGPD.


Pós-publicação

por Bernardo Vechi - Thursday, 5 Sep 2024, 11:17
 

Documentação auxiliar sobre Indexação, Boas práticas editoriais, Ética, Direitos Autorais e outros.


Pré-avaliação para indexação: DOAJ, Web of Science e SciELO

SANDES-GUIMARÃES, L. V. de .; SANTOS, G. C. Pré-avaliação para indexação: DOAJ, Web of Science e SciELO. Boletim Técnico do PPEC, Campinas, SP, v. 6, p. e021008, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/boletins/index.php/ppec/article/view/9429. Acesso em: 29 set. 2021.

Resumo: Este formulário foi elaborado pelos autores para auxiliar os editores de periódico e assistentes editoriais a saberem se o periódico está apto para submissão às seguintes bases de dados/Indexadores: DOAJ, Web of Science e SciELO. Aos editores que desejem submeter ao Scopus, sugere-se que utilizem um outro formulário: https://www.readyforscopus.com/pt/ O uso deste formulário não dispensa a leitura completa dos critérios de cada indexador. Cada item possui especificidades de avaliação adotadas por cada indexador que não caberiam de forma sintética neste formulário. Lembre que o cumprimento dos critérios expostos neste formulário não garantem a indexação do periódico na base de dados. Outros critérios são utilizados, tais como relevância e impacto para a área do conhecimento e para a coleção da base, os quais estão fora do escopo deste formulário. O seu endereço de e-mail é solicitado ao início do formulário para que você possa receber as suas respostas e guardá-las para futuras consultas. O endereço de e-mail não será utilizado para outros fins e nem será divulgado em outros meios.

Como indexar no DOAJ

SANTOS (COMP.), G. C. Como indexar no DOAJ. Boletim Técnico do PPEC, Campinas, SP, v. 6, p. e021005, 2021. Disponível em:https://econtents.bc.unicamp.br/boletins/index.php/ppec/article/view/9425. Acesso em: 29 set. 2021.

Resumo: Este manual tem como objetivo instruir o editor a realizar o processo de indexação pelo indexador DOAJ,  conhecido pela sua tipologia híbrida (diretório e base de dados), contendo mais de 15.000 periódicos de acesso aberto revisados por pares cobrindo todas as áreas da ciência, tecnologia, medicina, ciências sociais, artes e humanidades.

O que você precisa saber sobre Licenças CC

VALENTE, M. G. .; HOUANG, A. . O que você precisa saber sobre Licenças CC. Boletim Técnico do PPEC, Campinas, SP, v. 6, p. e021003, 2021. Disponível em:https://econtents.bc.unicamp.br/boletins/index.php/ppec/article/view/9423. Acesso em: 29 set. 2021.

Resumo: O Creative Commons Brasil lança hoje nossa primeira cartilha sobre licenças livres, chamada “O que você precisa saber sobre Licenças CC”. Ela foi pensada para todas as pessoas que queiram conhecer os conceitos fundamentais de direito autoral e de licenciamento livre, e utilizar obras em Creative Commons ou licenciar suas obras.

Direito autoral

TEIXEIRA (COMP.), M. P. Direito autoral. Boletim Técnico do PPEC, Campinas, SP, v. 6, p. e021002, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/boletins/index.php/ppec/article/view/9419. Acesso em: 29 set. 2021.

Resumo: Este guia tem como objetivo apresentar orientações sobre direitos autorais, tratado e regulado pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei n. 9.610/98. Na Constituição Federal de 1988, são tratados os direitos dos autores nos incisos XXVII, XXVIII e XXIX do art. 5º.

Diretrizes do CSE para promover integridade em publicações de periódicos científicos: atualização de 2012

CSE , E. P. C. Diretrizes do CSE para promover integridade em publicações de periódicos científicos: atualização de 2012 : CSE’s White Paper on Promoting Integrity in Scientific Journal Publications, 2012 Update. Boletim Técnico do PPEC, Campinas, SP, v. 6, p. e021011, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/boletins/index.php/ppec/article/view/9434. Acesso em: 29 set. 2021.

Resumo: A Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) traz exclusivamente para o Brasil, com a permissão da tradução pelo Council of Science Editors (USA), a versão em Português do CSE’s White Paper on Promoting Integrity in Scientific Journal Publications. Certamente, os leitores encontrarão nessas diretrizes diversos exemplos de promoção da integridade nas publicações científicas.Nesse cenário, figuram os autores, o Editor-chefe e seu corpo editorial, os pareceristas e, por fim, os financiadores, que dividem papéis e responsabilidades distintas.Quando é identificada a má conduta científica, quer seja pelos editores, quer seja pelas instituições, faz-se necessária uma tomada de decisão ética e transparente. Neste livro, o leitor encontrará orientações, modelos de resposta, além de como tratar, corrigir e conduzir uma investigação de má conduta científica.

Medidas cienciométricas: o que são, para que servem e para que não servem?

FERREIRA, . C. M. C.; GUATIMOSIM, R. F. .; TELES, A. L. S. . Medidas cienciométricas: o que são, para que servem e para que não servem?. Boletim Técnico do PPEC, Campinas, SP, v. 6, p. e021004, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/boletins/index.php/ppec/article/view/9424. Acesso em: 29 set. 2021.

Resumo: Você sabe o que é o Qualis? Ou então, o que é o Índice-H e o Journal Impact Factor? Estas são medidas cienciométricas que nem sempre são utilizadas da maneira como deviam. Frequentemente, cientistas confundem o impacto ou popularidade de produções científicas com qualidade metodológica e apreço por boas evidências, gerando graves problemas na interpretação da confiabilidade de estudos, pesquisadores e periódicos. Nesta obra Clarice Ferreira, Rafaela Guatimosim e Ana Teles discutem sobre alguns dos mais populares índices cienciométricos, sobre suas características, limitações e utilidades.

Ética na publicação científica

CARVALHO, A. F. de. Ética na publicação científica. Boletim Técnico do PPEC, Campinas, SP, v. 6, p. e021013, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/boletins/index.php/ppec/article/view/9436. Acesso em: 29 set. 2021.

Resumo: A ética na publicação científica supõe os sentidos próprios de determinada comunidade científica, do contrário, ela se dissolveria. Embora os valores produzidos, circulados e defendidos pelas práticas de uma comunidade científica se modifiquem histórica e socialmente, eles são adstritos à intencionalidade precípua de sua finalidade condicionada aos umbrais seculares. Produzir, promover, divulgar, indagar, revisar, atualizar, fornecer resultados, inovar e celebrar conhecimentos e práticas científicas aí se circunscrevem. A publicação científica é o duplo da comunidade científica: faz avançar as ciências por meio de vínculos epistêmico-comunitários na medida em que, em uma lógica de cumplicidade, fortalece o quadro científico de sua comunidade.


Preservação Digital e LOCKSS

por Bernardo Vechi - Thursday, 5 Sep 2024, 11:17
 

A revista BiD, editada pela Faculdade de Biblioteconomia e Documentação da Universidade de Barcelona e pela Universidade Aberta de Catalunya, publicou o artigo Preservação digital e redes LOCKSS, escrito por Miguel Arellano, coordenador da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Cariniana) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

No artigo, o coordenador destaca que a preservação digital nunca pode ser um problema resolvido. “É um trabalho sem fim e fica mais difícil com o tempo, à medida que formatos, software e hardware desaparecem na memória e criadores e curadores enfrentam novos desafios”.

De acordo com o autor, desde a virada do século XXI, o Programa LOCKSS (Lots Of Copies Keep Stuff Safe), da Universidade de Stanford, tem ajudado as comunidades a construir e preservar suas próprias coleções digitais a fim de garantir o acesso ao longo do tempo. Essa iniciativa “vem demonstrando que é possível construir redes de preservação digital que apoiem diversas instituições, desde grandes universidades a centros de pesquisa e bibliotecas públicas”.

Além de ser o nome do software de preservação de código aberto, LOCKSS é uma comunidade de diversos serviços de preservação distribuídos que operam no software, como a própria Rede Cariniana, mantida e desenvolvida pelo Ibict. “O reconhecimento da importância da participação da LOCKSS Alliance partiu do pressuposto de que era necessário desenvolver redes colaborativas nacionais que garantissem não só a migração, mas também o contexto, a estrutura e a acessibilidade dos documentos digitais produzidos no país, contribuindo salvaguardar o património nacional”.

Artigo disponível em (clique para acessar): La preservación digital y las redes LOCKSS


Processos de indexação de periódicos científicos

por Bernardo Vechi - Thursday, 5 Sep 2024, 11:17
 

Publicação Contínua (PC)

por Bernardo Vechi - Thursday, 5 Sep 2024, 11:17
 

Manual instrutivo para adesão à Publicação Contínua (PC)


Resumo: Este manual tem como objetivo orientar o editor a decidir pela publicação contínua em sua publicação, e a seguir as recomedações para controle e gerenciamento dessa nova modalidade.

SANTOS, G. C.; RODRIGUES, C. M. Manual instrutivo para adesão à Publicação Contínua (PC). Boletim Técnico do PPEC, Campinas, SP, v. 4, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/boletins/index.php/ppec/article/view/9168.




Publicação de periódicos com Open Journal Systems (OJS) por ano e região

por Bernardo Vechi - Thursday, 5 Sep 2024, 11:17
 

Este mapa mostra periódicos usando Open Journal Systems (OJS) disponíveis online em algum momento nos últimos 30 dias. Cada ano mostra apenas periódicos com pelo menos 5 artigos publicados  aquele ano. Os números não representam a taxa de adoção (muitos periódicos apenas carregam edições  anteriores sem publicar nenhum conteúdo atual, pulam um ano ou ficam offline).

Publicação de periódicos com Open Journal Systems (OJS) por ano e região (clique para acessar)